O vereador Marcílio avaliou, nesta quarta-feira (3), junto a outros parlamentares da Câmara Municipal de João Pessoa, a situação de duas unidades escolares da Capital para o retorno seguro das aulas presenciais, como a adoção de medidas sanitárias para prevenção do coronavírus. As atividades fizeram parte do segundo dia do projeto “Câmara Itinerante”.
Na oportunidade, Marcílio esteve na Escola Municipal de Ensino fundamental Ana Cristina Rolim Machado e no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Rebeca Cristina Alves Simões, ambas localizadas no bairro de Mangabeira, onde teve experiências antônimas.
No percurso da escola, o vereador constatou lixo acumulado no interior da unidade, causando impacto ambiental e sujeira no ambiente, bem como material escolar abandonado e degradado. Todas as dependências foram fiscalizadas e as demandas anotadas.
“Infelizmente encontramos a unidade em um estado deplorável, em abandono. Ficamos surpresos com a notícia de que 50% das escolas estão impossibilitadas de receber estudantes por estar nesse estado”, lamentou Marcílio.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para enfatizar que, em conjunto com os outros colegas vereadores, vai solicitar um plano emergencial ao prefeito Cícero Lucena para que as medidas necessárias sejam tomadas e as escolas pendentes possam retomar as aulas.
Por outro lado, o Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Rebeca Cristina Alves Simões deu exemplo de organização, limpeza e estrutura.
Marcílio destacou que, apesar da boa infraestrutura da creche, ela ainda precisa ser adaptada com as normas sanitárias e de distanciamento social para o retorno escolar.
“O Crei Rebeca está totalmente bem equipado, mas precisa se adequar à nova realidade de retorno das atividades. Faltam sinalizações e espaços reservados. Precisamos monitorar os equipamentos para mantê-los seguros e adequados a essa volta às aulas. É segurança para servidores, estudantes e pais”, destacou o vereador.
*Educação*
A educação, atrelada aos cuidados com a saúde é, mais do que nunca, prioridade na nossa gestão. Repensar espaços, definir prioridades pedagógicas, seguir protocolos de segurança e manter um canal de comunicação direto e constante com pais e alunos são algumas das práticas que deverão envolver a volta às aulas depois do tempo online que passamos em 2020.