74 Anos de Lageiro Seco – Uma história pra ninguém botar defeito.

Atual Penta Campeã Municipal e Hexacampeã no Estado da Paraíba completou mais um ano de vida no dia 10 de Março.

1
374


A história começa lá no ano de 1947, quando em um belo dia, Seu Graciano decidiu ao lado do seu irmão Luiz Ferreira (na época tinha por volta dos seus 12/13 anos e está vivíssimo) criar uma Quadrilha Junina, que passou a se chamar Lageiro Seco.

E graças a essa ideia genuína desses dois irmãos que o bairro do Roger foi presenteado com essa riqueza cultural.
Desde a sua fundação até o momento, jamais deixou de participar de movimentos e eventos dentro do das comunidades do seu Bairro.

A última vez que a quadrilha pode se apresentar presencialmente em 2019, era composta por 124 componentes DANÇANDO, isso mesmo, eram 124 apenas dançando, e eram incontáveis pessoas que ajudavam na produção, montagem, maquiagem e tudo que precisasse. Nessas horas, qualquer ajuda sempre era bem vinda, desde familiares até os próprios componentes faziam de tudo para que saísse tudo perfeito no dia. Hoje em quantidade de componentes que dançam é a maior da Paraíba.

E pra administrar tanta gente assim, é preciso de uma equipe de feras por trás disso tudo. São 11 diretores, sendo 10 homens e 1 mulher que tem os seus trabalhos divididos por igual, cada um com o seu setor, que vai do apoio (montagens, estrutura…), Maquiagem, Ornamentação, Figurino, Coreógrafo, e vários outros.

Luciano é um dos Diretores que nos ajudou na montagem dessa matéria, e não poupou elogios para a quadrilha, diga-se de passagem, é incrível mesmo e merece demais todos os elogios e destaques.

Ele entrou dançando no ano de 1999 e assumiu a diretoria em 2015, desde então, tem se dedicado bastante para conseguir o melhor para todos.

Em 2018 a Lageiro Seco teve a oportunidade de disputar o campeonato Nacional de Quadrilhas que aconteceu em Boa Vista no Estado de Roraima, lá além da experiência e a visibilidade que alcançaram, eles conseguiram o 5° lugar, representando muito bem o nosso Estado. E em 2019 ficaram em 2° Lugar no Campeonato do Nordeste.


Eles são uma Quadrilha de Elite do Grupo A, mas, jamais deixam de representar bem a sua comunidade, o bairro do Roger, e é lá que eles ensaiam em um grande ginásio que conseguem comportar todos muito bem.

Todos os anos eles fazem a festa para São José, com o Arraiá do Tema. Luciano explica que é um evento a nível Nordeste que apresenta a temática da Quadrilha Junina para o ano corrente. O evento tem coberturas de várias mídias locais e de outros estados, é o evento que acontece todo 1° Sábado de Maio, e o bairro do Roger para não só para assistir, mas para ajudar com toda a ornamentação também.


Até Março de 202 estava tudo tranquilo, eles ensaiaram tudo normal, já estavam se programando para comprar roupas e acessórios, quando chegou a Pandemia e tiveram que (infelizmente) dar uma pausa.

Como em Junho nada se normalizou, eles não poderiam parar, até mesmo para manter a interação entre todo o público e os componentes.
Eles se organizaram entre si, e começaram a fazer lives ensinando a fazer maquiagem, montar figurinos, e após essa ideia dar certo, eles passaram a realizar programas quinzenais, levando a participação de quadrilhas de outros estados que mostraram os seus temas, esse programa foi ao ar nos meses de Julho e Agosto. O programa levava o nome de ‘Coisas de quadrilha PB’, era composto por um apresentador e várias pessoas que iam interagindo, bastante legal.


E esse ano, caso ainda eles pretendem fazer uma live Musical no São João mais uma vez, assim como o ano passado, e caso aconteça o festival de live pela Prefeitura esse ano, eles estarão preparadíssimos e prontos para concorrer.


A Lageiro Seco é sensacional!!!

Matéria: Jonathan Lacerda (@jhonlacerdatkd) – Produção Moov Jampa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui