O município de João Pessoa vai usar as vacinas que estavam armazenadas para a 2ª dose da imunização contra a Covid-19. Em entrevista à TV Cabo Branco, o prefeito Cícero Lucena (PP) declarou que não há risco de faltar a segunda dose e que há um monitoramento rigoso do esquema de vacinação na capital.
O uso da segunda dose para ampliar a imunização foi autorizado neste domingo (21) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde foi pela manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes, mas, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, a medida foi tomada para ampliar o número de vacinados em todo o país.
Em João Pessoa, a vacinação foi ampliada para idosos com idades a partir de 65 anos, nesta segunda-feira (22). Eles devem procurar os 15 ginásios que estão servindo como pontos fixos ou se deslocar até um dos pontos drive-thru. Para a segunda dose, a imunização acontece exclusivamente no Espaço Cultural.
De acordo com Cícero Lucena, a capital tem a possibilidade de abrir até 60 pontos de vacinação se for necessário e se o público imunizado puder ser ampliado.
“Temos todo um planejamento, temos mapeado toda as datas de vacinação das pessoas que precisam tomar a segunda dose. Nós sabemos quantas pessoas estão tomando a segunda dose, então nós temos todo um monitoramento para não faltar. Não existe o risco de faltar a segunda dose”, declarou Cícero Lucena.