A cidade das Américas, onde o Sol nasce primeiro, chega aos 436 anos com o mesmo calor humano que é a cara do seu povo e ganhou de presente um novo letreiro que remete a esse sentimento acolhedor. Instalado no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, o monumento é cara da cidade, com cores vibrantes, fazendo referência ao sol que todos os dias acorda os paraibanos. Entregue na noite desta quinta-feira (5), pelo prefeito Cícero Lucena na companhia do governador João Azevedo, a marca traz como destaque uma maior aproximação com a cultura e o povo da cidade e fez parte da série de atividades realizadas durante esta semana em comemoração ao aniversário da capital paraibana.
“O letreiro traz uma fortaleza em sua expressão porque ele trata de algo que é nosso e que vamos mostrar ao mundo. Nós somos a porta do sol e queremos consolidar esta marca e este potencial turístico. Isso tudo sem deixar de ter em mente que a cidade só vai ser boa para o turista quando for boa para seus moradores. Esse é o nosso compromisso”, declarou o prefeito.
O governador João Azevedo participou do evento e aproveitou para reforçar a parceria com a gestão municipal. “Esta é uma Paraíba que avança, que acolhe. João Pessoa é uma cidade que acolhe todos os paraibanos, que tem um grande coração e que hoje ganha uma marca que vai ser levada para todos os cantos do mundo. É uma alegria participar deste momento”, afirmou. Ainda participaram da ação o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, os deputados estaduais João Gonçalves, Taciano Diniz e Wilson Filho, e vereadores da Capital.
O Busto de Tamandaré é um dos três pontos turísticos mais visitados da cidade de João Pessoa. O letreiro, que possui 16 metros e foi construído com madeira naval e fibra de vidro, traz a oportunidade de espalhar o nome da cidade pelo Brasil e pelo mundo, agora em sua versão completa. “Agora sim temos uma marca que abraça a cidade e representa seu espírito. João Pessoa está representada por este monumento e por esta nova etapa que vive”, destacou o vice-prefeito Leo Bezerra.
O sol também passou a ser parte importante do conceito visual. “O extremo oriental das Américas, que tem o sol como símbolo, agora terá um lugar que representa esse fato de o sol nascer primeiro aqui. Acho que ganham os turistas, os moradores e todos que visitam João Pessoa”, afirmou o secretário municipal da Comunicação, Marcos Vinícius. De acordo com ele, a logo foi pensada pela agência Super Liga 66 com a colaboração da Sala 10.
O elemento também estará presente em um mascote que será espalhado pelos pontos turísticos da cidade e na nova logomarca turística da Capital. “O mascote vai portar um QR Code que uma vez acessado o projeta em realidade aumentada trazendo informações sobre o ponto turístico em português ou inglês. Além disso, haverá outras possibilidades de interação”, explicou o secretário municipal do Turismo, Daniel Rodrigues.
Acessibilidade – Um dos diferenciais do novo letreiro será a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, visual e de locomoção. Devido à infraestrutura acessível, qualquer pessoa poderá subir no letreiro para ser fotografado dentro do grande sol que une as duas palavras que forma o nome da cidade.
Mônica Costa, dona de casa moradora do bairro de Tambaú há 27 anos, afirmou ser significativa a iniciativa da prefeitura de cuidar de um bem coletivo. “Confesso que não esperava que a revitalização do letreiro ficasse tão bem feita. A cidade merece esse marco e no dia do aniversário, é um presente mais que importante”, destacou.
O potiguar Alencar de Assis adotou João Pessoa como a cidade para viver sua aposentadoria. Ele mora na capital há 12 anos e destaca o acolhimento da população e a beleza da cidade. “João Pessoa é uma cidade linda, com um povo acolhedor e o letreiro é símbolo dessa beleza e encantamento. Está é a terra em que o sol nasce primeiro e exaltar essa beleza é um passo relevante para o turismo”, completou.
Cultura – O evento de inauguração contou com a banda Os Gonzagas e com as participações das The Voice Kids Anna Clara Dias, Clara Dantas e Laís Menezes, além da Banda 5 de Agosto com a participação do cantor Paulo Brasil. Junto com o grupo de capoeira Angola Palmares, eles se apresentaram no palco do Busto de Tamandaré. No Largo das Gameleiras performou a Trupe Circense Família Los Iranzi e na Feirinha de Tambaú o grupo Eita de Projeções Culturais.
Texto: Arthur Araújo
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Sérgio Lucena