O Hotel Globo, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, é cenário para duas exposições em homenagem ao mês das crianças, realizadas pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A primeira é a ‘Brinquedos e Brincadeiras’, que reúne mais de uma centena de brinquedos populares. A segunda é ‘Um Panorama da HQ Parahybana’, que apresenta trabalhos de nomes importantes desse universo. As exposições serão abertas nesta quinta-feira (7) e seguem até 11 de novembro.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observou que a Prefeitura de João Pessoa vem trabalhando há alguns dias num projeto que inclua as crianças e o público infantojuvenil nas suas atividades culturais e isso vem sendo feito na Bica, com o projeto ‘Vem Bicar Comigo’, no Pavilhão do Chá, com o ‘Rota das Letras’ e agora também no Hotel Globo.
“Isso é parte de uma estratégia que ajuda a formação de novos públicos para a questão cultural. No Hotel Globo, vamos trabalhar na perspectiva do brinquedo, da brincadeira, e vamos valorizar os nossos desenhistas de HQ”, enfatizou. Marcus disse ainda que João Pessoa tem uma rica tradição de quadrinistas, ilustradores, pintores de HQ que serão apresentados na mostra até o mês de novembro, envolvendo as crianças e o público infantojuvenil.
Brinquedos populares – Na mostra de brinquedos populares, as crianças vão ter a oportunidade de conhecer aqueles que faziam a alegria de seus pais e avós na infância. Pipa, pião, bola de gude, carrinho de madeira, peteca são apenas alguns exemplos dos brinquedos que fazem parte da exposição.
As peças foram produzidas pelos mestres artesãos João Fernandes da Silva, Dimas Matias da Silva, Carlos Luiz Guimarães e Enoque Bernardo da Silva, e se destacam pela riqueza de detalhes, podendo ser usados para decorar, educar e transmitir o saber para as novas gerações.
HQs – Na exposição ‘Um Panorama da HQ Parahybana’, que acontece em parceria com a Comic House e a Rascunho Studio, o objetivo é expor um panorama da produção e dos múltiplos estilos gráficos dos quadrinistas pessoenses. “A exposição exerce sobre as pessoas a possibilidade de ter um encontro visual, textual com alguns dos nomes mais imponentes da produção de quadrinhos da cidade”, disse Manassés Filho, empreendedor da Comic House.
O diretor da Rascunho Studio, Alzir Alves, afirmou que vê a exposição como uma ótima iniciativa, assim como todas as ações culturais realizadas no Hotel Globo. “Neste caso, principalmente pela valorização dos artistas locais que trabalham com histórias em quadrinhos”, observou.
Horários – As exposições ficam abertas à visitação de domingo a domingo, das 8h às 17h30. O Hotel Globo está localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, 7, no Varadouro. A entrada é gratuita e devem ser respeitados todos os protocolos de saúde, como distanciamento e uso obrigatório de máscara.