Municípios da Paraíba já podem aplicar dose de reforço em adultos, diz SES

Secretaria de Saúde afirma que estado vai seguir nota técnica do Ministério da Saúde. Reforço dos imunizantes pode ser aplicado 5 meses após o esquema vacinal primário.

0
13

Os municípios da Paraíba já podem aplicar a dose de reforço da vacinação contra a Covid-19 em adultos maiores de 18 anos, 5 meses após a última dose do esquema vacinal primário. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e foi divulgada nesta quinta-feira (18).

O estado vai seguir a nota técnica do Ministério da Saúde, emitida na noite desta quinta-feira (17), sobre a administração de dose de reforço das vacinas Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac

A SES explica que a vacina da Janssen não está especificada na nota e, portanto, a Paraíba segue sem definição sobre dose reforço deste imunizante. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer.

O órgão afirma que o estado ainda não tem reforço, nem dose adicional para a Janssen.

João Pessoa e Campina Grande

O g1 procurou as Secretarias Municipais de João Pessoa e Campina Grande nesta quinta-feira (18), para perguntar quais são as orientações acerca da aplicação das doses reforços, mas até a publicação desta matéria, não obteve respostas.

Vacina contra Covid-19 em João Pessoa: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
Ao Jornal da Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa disse, nesta quarta-feira (17), que a cidade segue sem definição sobre a aplicação da dose de reforço em pessoas acima dos 18 anos já imunizadas contra a Covid-19.

Na ocasião, a SMS afirmou que as orientações dadas pelo Ministério da Saúde serão seguidas assim que os insumos destinados a essa ação forem enviados.

Todos foram pegos de surpresa com o anúncio do ministro, não temos Janssen em estoque para iniciar a oferta e ainda não recebemos 3ª dose para população acima de 18 anos, apenas para trabalhadores de saúde, idosos e imunossuprimidos”, disse o chefe da Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgulino.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informou que iria aguardar a nota técnica e o recebimento de doses para esta finalidade.

Segundo a secretaria, a cidade também não tem vacinas o suficiente para o reforço da Janssen, já que só recebeu duas remessas com 6.265 doses.

Dose de reforço para 18+ e 2ª dose de Janssen

O Ministério da Saúde anunciou que vai aplicar uma dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para todos os adultos com mais de 18 anos. Na mesma ocasião, nesta terça-feira (16), aprovou a redução do intervalo da dose de reforço da vacina.

A nota técnica sobre a administração da dose de reforço foi publicada na quarta-feira (17), pela secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde.

No documento, a secretaria reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (a Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independente do esquema vacinal primário”.

Na terça-feira, a pasta anunciou que pessoas que tomaram da Jassen, de dose única, deverão receber uma segunda dose. Porém a nota da secretaria do Ministério da Saúde não citou as alterações sobre a vacina da Janssen.

Fonte: G1 Paraíba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui