Os moradores de Mangabeira tiveram mais um dia de festa na noite do último sábado (18), com o São João Multicultural, organizado pela Prefeitura de João Pessoa por meio da sua Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O ponto de encontro para a diversão foi o Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena. Já neste domingo (19), na Casa da Pólvora, no Varadouro, a festa será com o grupo Tambores do Forte e a banda Cabruêra.
“O que vimos em Mangabeira foi uma mostra da força e da grandiosidade que é a nossa cultura popular, liderada, principalmente, pelas quadrilhas juninas”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves. O Centro Cultural Mangabeira abrigou uma demonstração da junina Sanfona Branca que abrilhantou a festa junto com a música do Trio Preto no Branco e a música do James Sousa.
Marcus Alves elogiou a interação do público com as quadrilhas. “Parece que elas têm um encantamento por poder mobilizar as pessoas. Isso é muito importante para o nosso São João Multicultural, composto de diversas fatias das culturas populares, música junina, pop rock. Essa é a força do nosso São João”, acrescentou.
O público também pensa assim e agradece pela alegria de voltar a comemorar os festejos juninos dentro do próprio bairro. A enfermeira Danielle Vasconcelos disse que é essencial levar os eventos para os bairros, e entende que é uma questão de saúde, já que depois da pandemia muitas pessoas ficaram com a saúde mental abalada. “Todos se sentem mais felizes, porque seus bairros estão tendo visibilidade. Parabéns para quem faz esse tipo de evento”, afirmou.
As amigas Flávia Vidal e Zilma Almeida saíram do bairro Valentina para prestigiar a festa. “Eu gosto muito dessas festas e sempre participo, onde quer que aconteçam. Foi ótimo ser em Mangabeira, bem perto de casa”, declarou Flávia, que é dona de casa. Zilma também considera importante que os eventos priorizem os bairros. “E depois de tanto tempo sem festa, a gente agradece demais”, comentou.
A funcionária pública Aliana Gomes gosta de eventos e, quando soube que seria em Mangabeira, não pensou duas vezes, se preparou e foi para o Centro Cultural. “É uma festa tradicional junina e estava fazendo muita falta. É excelente uma festa como essa, feita pela Funjope, focando na tradição do São João e dentro do bairro. É muito bom quando nosso representante lembra dessas festas para a população”, disse.
A aposentada Severina Ferreira dos Santos, de 71 anos, disse que estava na expectativa para os festejos juninos. “Eu estava ansiosa para dançar e vim hoje aproveitar esse evento tão bonito. Já dancei muito e vou participar de todas as festas. Muito bom ser aqui em Mangabeira”, elogiou.
Fonte: PMJP