A tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos causou a morte de, pelo menos, 50 pessoas.
“É uma guerra contra a mãe natureza que nos atingiu com força total”, foi assim que Kathy Hochul, governadora de Nova York, definiu a alteração climática que atinge mais de 200 milhões de americanos.
Além da nevasca, a temperatura chegou a -56ºC com neve chegando a 1,5m de altura. Mais de 2 mil voos nos Estados Unidos foram cancelados por causa da neve e do frio só no sábado (24).
No condado de Erie, em Nova York, pelo menos 25 pessoas morreram até a noite de domingo (25), informaram as autoridades nesta segunda-feira. Veja mais imagens abaixo.
Buffalo, cidade situada à beira do Lago Erie, perto da fronteira com o Canadá, foi a área mais atingida. A nevasca que atingiu a região é considerada a pior dos últimos 45 anos.
No Canadá, quatro pessoas morreram após um ônibus capotar em uma estrada congelada perto da cidade de Merritt, província de Colúmbia Britânica, no oeste do país.
É a primeira vez que uma tempestade de inverno é tão extensa na América do Norte — o alcance vai do Canadá até o sul do Estado americano do Texas.
Cerca de 700 mil pessoas ficaram sem energia na manhã deste sábado (24). Chamada de Elliot, a tempestade causou fortes nevascas e ventos congelantes frustrando os planos de Natal de milhões de americanos.
Os sistemas de energia em todo o país estão sobrecarregados pelo aumento da demanda por calor e danos causados por tempestades nas linhas de transmissão.
Números mais recentes de interrupções representam uma queda acentuada em relação aos 1,8 milhão de residências e empresas dos EUA sem energia desde o início da manhã de sábado, de acordo com o site de rastreamento Poweroutage.us.
Fonte: G1.Globo