Funetec reafirma compromisso com a integridade em reunião com Ministério Público Federal

0
3

Em um compromisso firme com a integridade, a diretoria da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) reuniu-se nesta sexta-feira (26) com o Procurador da República Marcos Alexandre Queiroga, do Ministério Público Federal (MPF). Durante o encontro, na sede do MPF, em João Pessoa, foi reafirmado o compromisso da Funetec com as boas práticas de governança que definem a atuação da atual gestão.

A nova gestão da Funetec, iniciada em outubro de 2023, está empenhada em garantir que todas as operações estejam em conformidade com a lei. Uma postura rigorosa que visa à prevenção de quaisquer ações que possam comprometer a integridade e a transparência da instituição, com o objetivo de assegurar que a Fundação seja um exemplo de correção e responsabilidade, além de um motor de desenvolvimento tecnológico, econômico e social da Paraíba.

Esta foi a segunda visita ao MPF com a presença de Marcos Queiroga, mas a Funetec tem se aproximado de outros órgãos de controle: “é importante ressaltar o apoio que temos recebido do Ministério Público Federal, da Controladoria Geral da União, de todos os órgãos de controle e de suporte às atividades públicas no sentido de reforçar a nova postura da Funetec para que a organização estabeleça pilares e padrões éticos de boa governança e de integridade que a projeta para um futuro muito promissor”, pontuou o superintendente Rodrigo Barreto.

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), professora Mary Roberta Marinho,  também participou da reunião e destacou o empenho da diretoria executiva da Funetec na busca pela transparência dos processos. “Esse encontro faz parte de várias ações de integridade na gestão da Fundação e denota o empenho que os atuais gestores têm desenvolvido, sendo bastante diligentes na proteção e no desenvolvimento dos trabalhos. Então, é muito importante que a gente esteja com os órgãos controladores no sentido de obter orientação, de ver se estamos seguindo os rumos certos, principalmente. Engrandece a questão da governança e também fortalece as ações desenvolvidas”, enfatizou a reitora.

Os esforços da nova Funetec na busca pela inovação e aprimoramento de suas práticas vem sendo reconhecido pelo Ministério Público Federal. De acordo com o Procurador da República Marcos Queiroga, “a Fundação possui uma relevância tremenda na Paraíba, com projetos muito importantes. Todavia vem sofrendo nas gestões passadas com práticas que merecem uma apuração e, diante dessas constatações, a movimentação da Fundação atualmente em inovar, em melhorar a sua governança, em melhorar seus controles vem em um momento muito importante para que a Fundação continue desenvolvendo seu trabalho de forma relevante, de forma adequada, e isso só vem engrandecer a própria Fundação e a gestão atual. O Ministério Público Federal entende como algo muito bom que vem sendo feito e elogia e parabeniza a gestão atual”.

Também participaram da reunião: a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Costa; a chefe de gabinete da Funetec, Rejane Negreiros; a diretora de projetos, Ingredhy Dantas; o diretor administrativo-financeiro, Flaviano Silva; e o Gestor da Unidade de Governança, Riscos e Conformidade da Fundação, Diógenes Dantas.

Histórico

Desde a mudança de gestão na Funetec por decisão da reitora Mary Roberta ainda no primeiro ano de mandato, uma série de reuniões vêm sendo realizadas com Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ministério Público do Trabalho (MPT), Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para apresentação das ações voltadas para o aperfeiçoamento da governança e excelência dos trabalhos da Fundação, a exemplo do nosso Plano de Integridade.

A Funetec é patrimônio da Paraíba, com 27 anos de existência. Nossa missão é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do apoio à gestão de instituições promotoras de Ciência, Tecnologia e Inovação, tais como universidades, institutos tecnológicos, empresas e outras instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui