O movimento punk da década de 1970 deu luz à uma miríade de vozes rebeldes que marcaram sua geração e mudaram a música, mas poucas resistiram com a mesma vitalidade e relevância que The Damned. Pioneiro ao lado de Ramones, The Clash e The Sex Pistols, com uma energia bruta, ritmos rápidos e letras desafiadoras que deram o tom para o movimento punk e inspiraram inúmeros músicos a abraçar o espírito rebelde do gênero. Meio século após ajudar a construir a sonoridade punk, The Damned volta ao Brasil, dessa vez com sua formação clássica – Captain Sensible (guitarra), Dave Vanian (vocal), Rat Scabies (bateria) e Paul Gray (baixo) -, para uma apresentação no Cine Joia, em São Paulo, no dia 7 de março de 2025, em uma realização da 30e. Os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 29 de novembro, às 12h, no site da Eventim.

Responsável por lançar o primeiro single (“New Rose”) e o primeiro álbum (Damned Damned Damned) da história do punk inglês, o grupo formado em Londres em 1976 projeta a sombra de sua influência muito além da discografia. Suas performances explosivas e personalidade marcantes – especialmente a presença de palco gótica e vampírica de Dave Vanian – ajudaram a redefinir a teatralidade do rock. The Damned também foi a primeira banda punk britânica a fazer uma turnê pelos Estados Unidos, espalhando o “jeito de ser” do punk do outro lado do Atlântico e influenciando a florescente cena punk americana. The Damned mostrou que o gênero poderia transcender fronteiras e evoluir para novas formas artísticas, se tornando uma pedra angular do movimento.

A virada para a década de 1980 trouxe uma evolução no som da banda, incorporando elementos do rock gótico e da psicodelia, convergindo para uma musicalidade nova e experimental. Álbuns como The Black Album (1980) e Phantasmagoria (1985) apresentavam tons mais sombrios, misturando temas góticos com suas raízes punk. Essa mudança estilística não apenas expandiu seu público, mas também desempenhou um papel fundamental na formação da subcultura gótica e na influência de bandas nas cenas pós-punk e rock alternativo.

Mesmo depois de décadas na indústria, The Damned continua a tocar e gravar discos, solidificando o seu legado como uma das bandas mais duradouras do punk. A vontade de ultrapassar limites, experimentar novos sons e manter o espírito rebelde vivo garantiu a relevância e respeito através das gerações. Para os fãs de punk, gótico e rock alternativo, os integrantes do The Damned se mostraram inovadores e ícones.

Vale lembrar que The Damned é uma das atrações de abertura da turnê SUPERCHARGED, do The Offspring, no Brasil em 2025. Em uma realização da 30e, a tour também contará com Sublime, Rise Against, Amyl & The Sniffers e The Warning, com apresentações em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. As informações sobre os shows e ingressos estão disponíveis no site da Eventim.

Confira como será a passagem do The Damned pelo Brasil:
7/3 – The Damned no Cine Joia (SP) – Cine Joia (SP)
8/3 – The Offspring + Sublime + Rise Against + The Damned + Amyl & the Sniffers + The Warning – Allianz Parque (SP)
9/3 – The Offspring + Sublime + Rise Against + The Damned + Amyl & the Sniffers + The Warning – Pedreira Paulo Leminski (CWB)

SERVIÇO:
The Damned
Realização: 30e

SÃO PAULO
Data: 7 de março de 2025
Local: Cine Joia – Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade – São Paulo/SP
Horário de abertura da casa: 19h
Classificação etária: 18+
Setores e preços:
Pista – R$ 145,00 (meia-entrada) | R$ 290,00 (inteira)
Vendas online em: eventim.com.br/TheDamned
Bilheteria oficial: Estádio do Morumbi – Endereço: Bilheteria 05 – Próximo ao portão 15 – Av. Giovanni Gronchi, 1866
Funcionamento*: Terça a sábado das 10h às 17h
*Não tem funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

Sobre a 30e:
A 30e representa a nova geração do entretenimento ao vivo e vem desenvolvendo o posicionamento “Delivering Happiness”, que traduz uma atuação que valoriza a experiência do público e das marcas. Criar momentos de felicidade para as pessoas é o que guia cada uma das etapas dos seus eventos. Estes foram alguns nomes que a 30e trouxe para o Brasil:  Paul McCartney, Lana Del Rey, Twenty One Pilots, Florence and the Machine, Kendrick Lamar, Slipknot, Gorillaz, The Killers, Roger Waters e Bring Me The Horizon. A promotora revolucionou o formato de turnês nacionais ao trazer novas tecnologias e possibilidades para artistas brasileiros. Titãs Encontro, NX Zero e JÃO são apenas algumas das turnês que estão sob os cuidados da 30e. Na frente de festivais, por sua vez, a produtora tem em sua cartela o MITA, o KNOTFEST Brasil e o GPWeek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui