20 pessoas foram presas por furto de energia, no primeiro trimestre de 2025

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Com o apoio de um sistema de inteligência que monitora o consumo de energia e equipes em campo realizando inspeções periódicas em situações suspeitas, a Energisa Paraíba recuperou, no primeiro trimestre de 2025, 5.000.000 kWh de energia em toda Paraíba. Essa energia, que pode abastecer quase 3 mil residências por um ano, foi desviada irregularmente por meio de ligações clandestinas e adulteração em medidores, onerando diretamente o bolso de todos os clientes que pagam a conta em dia.

“Os furtos e fraudes de energia impactam diretamente na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na vida dos clientes regulares, uma vez que os custos de energia decorrentes desses furtos são reteados entre todos, prejudicando diretamente quem paga suas contas em dia”, explica o gerente de serviços comerciais e combate a perdas, Danillo Lelis.

Durante as mais de 28 mil inspeções feitas esse ano, foram encontradas aproximadamente 4 mil irregularidades por meio de análises de histórico de consumo e denúncias. A notificação e regularização de fraudes e furtos de energia é fundamental para a qualidade no fornecimento de energia elétrica para todos os clientes.  O furto ou fraude de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população, impactando o fornecimento de energia para os clientes regulares. Este ano foram efetuadas cerca de 18 prisões.

Quando a fraude é identificada, além da regularização e abertura do Boletim de Ocorrência, a Energisa realizara a cobrança dos valores retroativos referentes ao período da irregularidade. Os procedimentos para efetuar esta cobrança estão previstos na Resolução 1000 da Aneel. O fornecimento de energia também é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada, já que caracteriza risco iminente de danos as pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.

“Temos o compromisso de distribuir energia com qualidade e segurança para os nossos clientes e isso também passa pela redução das irregularidades. Quem furta energia está lesando os demais clientes e ainda colocando em risco a própria vida e dos vizinhos. Somente as equipes da Energisa têm autorização legal, instruções técnicas e de segurança para fazer serviços e quaisquer intervenções na rede elétrica”, afirma o gerente.

A denúncia da irregularidade pode ser realizada por meio dos canais de atendimento da Energisa. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato.

Canais de atendimento

Gisa: gisa.energisa.com.br

Site: energisa.com.br

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 083 0196

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