A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) vai ampliar a parceria com o Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), vinculado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O assunto foi discutido nesta quinta-feira (27), durante reunião virtual com a direção do Centro. O objetivo é iniciar um plano de institucionalização e criação de protocolos para que a Funjope possa continuar os projetos realizados no local e ampliar para outras atividades culturais.
“Antigamente, existia uma ação ligada exclusivamente à Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), que fazia apresentações e desenvolvia algumas ações no Centro Cultural Ariano Suassuna. Agora, a gente quer que essa relação seja ampliada para outras atividades culturais, eventos, exposições e demais ações que a Funjope possa fazer em parceria com o local”, explicou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.
Ele disse que, na conversa com Flávio Sátiro Filho, diretor do CCAS, foram delineados alguns pontos para ampliar o uso do espaço. “A ideia é, a partir de agora, fazer um desenho dessa relação institucional e que a gente possa criar uma agenda mínima para um calendário anual ou semestral”, observou.
O diretor do Centro informou que a parceria com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e a Banda 5 de Agosto começou em 2015 e que, desde o início da pandemia, as atividades passaram a ser remotas. Ele agradeceu à Funjope pelo interesse em estreitar as ações e disse que a conversa serviu para traçar novas ideias e planejar um futuro com novas ações para a cultura paraibana.
“O momento atual, com trabalho remoto e atividades virtuais, possibilitará uma melhor organização para garantir futuras atividades culturais, unindo forças e trazendo um horizonte pós-pandêmico com ações renovadas”, afirmou Flávio Sátiro Filho.
Sátiro destacou ainda que foi autorizado pelo presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão, a tratar da continuidade das apresentações da orquestra e da melhoria das atividades desenvolvidas pelo CCAS em favor da sociedade.
Além de Marcus Alves e Flávio Sátiro, participaram do encontro o chefe da assessoria jurídica da Funjope, Ariano Fernandes; o assessor jurídico da Fundação, Igor Macie; e o chefe de gabinete da Fundação, Rivaldo Dias.
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria
Matéria: PMJP