A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), realiza, neste mês de novembro, oficinas de capacitação para produtores e profissionais responsáveis pelo Carnaval. Entre os dias 17 e 19, acontece a oficina de máscara com o artista Dadá Venceslau. Já de 24 a 26, tem a oficina de produção de estandarte, que será ministrada por Babá Santana. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no e-mail dcp.funjope@gmail.com.
As oficinas oferecidas pela Funjope servem para que os mestres tenham uma capacitação na confecção das máscaras e, principalmente, dos estandartes, preocupando-se com o momento de julgamento do desfile do Carnaval Tradição.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, explicou que as oficinas fazem parte de uma série de ações no processo de preparação e planejamento para o Carnaval 2022. “Estamos trazendo elementos para capacitar os profissionais responsáveis pelo carnaval, envolvendo as escolas de samba e grupos de ala ursa, além da produção e criação de materiais decorativos visando essa festa”, afirmou.
A oficina de produção de máscaras, ministrada pelo artista plástico Dadá Venceslau, vai envolver a criação das peças com papel machê e a apresentação de várias outras elaboradas pelo artesão.
“Realmente a expectativa é grande. Já estou há alguns dias trabalhando em prol da oficina para levar uma estrutura e uma base de produção de máscaras, além de um material para apresentar de máscaras que já estão prontas e cheias de estilo”, comentou Dadá.
O foco da oficina, que será ministrada por Babá Santana, é a produção de estandarte que, segundo ele, é o cartão da agremiação e precisa estar em harmonia com a proposta da escola de samba e dentro do enredo.
Artistas – Dadá Venceslau é formado em Artes Plásticas pela UFPB com especialização em arte e educação pelo IESP. Artista multimídia, ele é ator, diretor, cantor, compositor, músico, artista visual, artesão, figurinista, cenógrafo e carnavalesco tricampeão do Carnaval Tradição com a Escola de Samba Última Hora, sendo o produtor de estandartes de vários blocos de João Pessoa. Recebeu prêmios nacionais em teatro, cinema e televisão, e já ministrou oficinas, em especial com material reciclado.
Babá Santana é artista plástico, artesão, decorador, cenógrafo, designer de fantasias. Também é pesquisador de arte, cultura popular e carnaval. Autodidata, o Mestre do Artesanato tem mais de 40 anos de carreira, com domínio exclusivo sobre a técnica do machê na confecção de adereços de Carnaval. Realizou diversas exposições da sua arte e participa anualmente do Salão do Artesanato Paraibano.