O 3º concerto oficial da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) será realizado, nesta sexta-feira (3), no Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico da Capital. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), começa às 19h e fará uma homenagem ao compositor alemão Ludwig van Beethoven, tocando as nove sinfonias do artista em sequência.
“Estamos constatando a felicidade que foi levarmos a Orquestra Sinfônica Municipal para se apresentar no Museu São Francisco, um ambiente de valor inestimável na arquitetura e na história da cidade de João Pessoa”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele aproveitou para agradecer ao padre Marcondes Meneses, diretor do Centro Cultural São Francisco, pela acolhida ao projeto. Além disso, observou que o público está sempre presente de maneira muito intensa. “O que fica é que estamos conseguindo, primeiro, valorizar o Centro Histórico, restaurar e reposicionar a nossa própria Orquestra, cujos músicos têm um valor artístico, uma formação musical muito fina, intensa. Ficamos muito contentes por ofertarmos esse concerto à cidade de João Pessoa nesse início do mês de junho”, destacou.
Para o maestro regente da OSMJP, Laércio Diniz, as apresentações são sempre motivo de comemoração e, desta vez, com um sabor especial. “Já se passaram algumas décadas desde a última vez que esta integral sinfonia foi executada na Paraíba, sob a batuta do maestro Eleazar de Carvalho. Agora teremos a satisfação de poder trazer ao palco e curtir estas obras de arte na sua integralidade mais uma vez”, comentou.
Além da Sinfonia de Beethoven, o público poderá conferir um concerto de trompa e fagote inspirado em IgnazLachner, que foi maestro, violinista e organista, e em Viena, na Áustria, pertencia ao pequeno círculo de amizades de Franz Schubert. O casal solista Bruna Heloísa do Bomfim e Fabiano Silva é responsável pela apresentação.
“Fabiano e Bruna foram os primeiros a tocar esse concerto no Brasil. Os dois são músicos excelentes e vai ser um concerto muito bonito. Para o público, será ótimo admirar uma noite de boa música com uma acústica maravilhosa da igreja”, concluiu Laércio.
Além de oferecer ao público uma acústica diferenciada, a Igreja de São Francisco é um dos equipamentos mais importantes do Brasil, reunindo arte, música e história. Torna-se um efeito catalisador e multiplicador para a cultura na cidade.
Programação
– IgnazLachner: Concertino para Trompa, Fagote e Orquestra Op. 43.
1. Allegrospirituoso
2. Romanze: andante
3. Polacca: allegro moderato
Solistas
Fagote: Bruna Heloísa do Bomfim
Trompa: Fabiano Silva
– L. v. Beethoven: Sinfonia No 2 em Ré Maior, Op. 36
Adagio Molto
Larghetto
Scherzo
AllegroMolto.
Fonte: PMJP