Paraíba Adota Novas Regras de Higiene em Cozinhas: Chefes de Cozinha Sem Barbas

0
55

Recentemente, a Paraíba deu um passo importante na garantia da segurança alimentar ao proibir que chefes de cozinha e manipuladores de alimentos usem barbas. A decisão, que vem do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, visa minimizar riscos de contaminação nos estabelecimentos alimentares.

Alline Grisi, especialista em segurança alimentar, destaca a relevância desta medida. “Assim como os cabelos, as barbas podem cair e contaminar os alimentos, colocando em risco a saúde dos clientes”, explica. Segundo GrisI, a barba dos manipuladores de alimentos pode servir como vetor para a contaminação bacteriana, um perigo real que necessita ser combatido rigorosamente.

 

A nova norma exige que todos os manipuladores de alimentos mantenham-se barbeados para evitar que pelos acabem nos pratos servidos. Os estabelecimentos devem assegurar o cumprimento destas regras para continuar operando de acordo com os padrões de segurança exigidos.

 

Os donos de restaurantes na Paraíba têm agora o desafio de adaptar suas equipes às novas exigências. Enquanto alguns chefes de cozinha podem achar difícil abandonar o estilo, a prioridade é clara: a saúde dos clientes vem em primeiro lugar.

 

Grisi conclui ressaltando a importância de seguir as normas sanitárias. “Não se trata apenas de uma questão estética, mas de uma medida preventiva essencial para evitar contaminações e garantir a segurança alimentar de todos os consumidores. As barbas podem abrigar várias bactérias, algumas das quais podem ser prejudiciais à saúde humana . Algumas das bactérias que podem afetar Staphylococcus aureus, Escherichia coli (E. coli), Salmonella entres outras”.

 

Imagem retirada do nutrimixacessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui